quinta-feira, 18 de abril de 2024

TONY RAY-JONES

 

 "Don't take boring pictures." (Tony Ray-Jones)
Tony Ray-Jones nasceu em 1941 em Wells, Sommerset na Inglaterra. Estudou na London School of Printing, onde se dedicou ao design gráfico. Em 1960, obteve uma bolsa de estudos que o possibilitou ir estudar nos EUA, na escola de arte de Yale. Aos dezenove anos, seu talento já era óbvio e, em 1963, fez trabalhos para as publicações Car and Drive e Saturday Evening Post.

Nos EUA, trabalhou com o diretor de arte Alexey Brodovitch no estúdio de Richard Avedon e conheceu vários fotógrafos de rua, como Joel Meyerowitz. Se formou em 1964, até seu retorno à Inglaterra, fotografou os EUA de forma intensa. 


Ao chegar em seu país, ficou decepcionado com a falta de interesse na fotografia não comercial e não tinha muita certeza a respeito de qual assunto perseguir. A ideia de fotografar os ingleses em seu momento de lazer começou a tomar forma e, enquanto fazia trabalhos comerciais para o Radio Times e outros jornais e revistas, se dedicou a esse projeto. Na ediçao de outubro de 1968 da revista Creative Camera, Ray-Jones descreveu o que pretendia alcançar, que era comunicar algo sobre o espírito e a mentalidade dos ingleses, seus hábitos e estilo de vida e a ironia que existe na maneira como fazem as coisas.

De acordo com o Wikipedia, Ray-Jones foi influenciado por Cartier-Bresson, Garry Winogrand, Homer Skyes e Sir Benjamin Stone. Por duas vezes tentou, sem sucesso, se juntar à agência Magnum e é citado por Martin Parr como sendo sua maior influência.

Em 1972, Ray-Jones foi diagnosticado com leucemia e começou a fazer quimioterapia. Morreu no dia 13 de março daquele ano. Seu arquivo está localizado no National Media Museum em Bradford, na Inglaterra e consiste em 700 fotografias, 1.700 folhas de negativos, 2.000 folhas de contato, 10.000 transparências coloridas, além de seus cadernos e correspondência.
Vídeos interessantes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SCOTT SCHUMAN - THE SARTORIALIST

“Good street photography is about capturing characters” Scott Schuman é um fotógrafo e blogueiro de moda nascido em 1968 em Indiana, nos Est...